Encontro de Formação (Rede de Educação Santos Anjos)

Aproximadamente 400 professores das unidades educacionais da Rede de Educação Santos Anjos participaram,  no último sábado (06), do Encontro de Formação organizado pela Associação Franco Brasileira, na cidade do Rio de Janeiro.

 O objetivo do encontro foi incentivar a prática da espiritualidade Santos Anjos na formação dos estudantes e na relação com a sociedade. “Este encontro será para nós o marco para um novo tempo na Congregação. Queremos alinhar os trabalhos em todos os colégios, mas respeitando a individualidade de cada unidade. Será a oportunidade de trabalharmos com maior integração e sintonia”, discursou a Diretora Presidente, Irmã Marina Andrade, ao abrir a cerimônia.

O filósofo  Prof. Ascânio João Sedrez abordou o tema “Gerir a escola católica com espiritualidade”. Ele afirmou que é preciso ter consciência de que vivemos um plurarismo multicultural e religioso: “é necessário  ter propósito e elucidar questões que envolvam o carisma, a espiritualidade e a missão. É buscar a excelência no que fazemos e no que importa para nós e para o outro. O professor é um grande gestor, deve ter isso muito claro na realização de suas tarefas.”

No segundo momento, o Professor Aílton Dias Melo discursou sobre o tema: “O olhar além do que se pode ver.” De acordo com o pesquisador: “o professor deve pensar em outra perspectiva e não pode ceder à acomodação.  Mais do que nunca, precisamos de mestres que possibilitem a abertura para novos pensamentos.”

Após o almoço, uma surpresa: Os comediantes Marcos Castro e Ed Gama, que somam 1,8 milhão de seguidores no Youtube, fizeram o show (stand up) abordando questões relacionadas ao cotidiano escolar.

Mais tarde, divididos em seis equipes, os professores participaram de dinâmicas. Todos os trabalhos foram direcionados a fim de promover uma integração entre os educadores dos quatro estados (RJ, SP, MG e SC).

Ao final, foi celebrada a Santa Missa.  No altar, o símbolo (colcha de retalhos) com a pintura de mãos dos colaboradores – exercício feito em cada colégio. “Assim como Pedro, precisamos lançar as redes em águas mais profundas. Que todos nós  tenhamos essa coragem de colocar em prática as propostas que Deus tem para nós”, finalizou Ir. Marina.

A galeria de foros está disponível na nossa fan page. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *