Membros da CIPA participam de treinamento

A Associação Franco Brasileira reuniu no dia 16 de março, na Betânia-Retiros, Pousada e Eventos/ Vassouras (RJ)  cerca de 30 profissionais indicados e eleitos para formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das unidades de Além Paraíba (MG), Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vassouras (RJ). Também participaram os membros da Casa de Repouso (Juiz de Fora).  O Colégio de São Paulo e o Hospital Maicé (Caçador- SC)  já estão com a CIPA implantada, portanto não houve a necessidade de participarem do treinamento.  Pela legislação, unidades com número menores de funcionários, como o Centro Educacional de Caçador e Betânia-Retiros, Pousada e Eventos  precisam apenas de um representante.

O treinamento foi realizado pela Braseg Ambiental (Caçador- SC). De acordo com o Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Jovani Luiz Fusieger, “a proposta é alinhar os trabalhos para que sejam cumpridas as exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).  Os trabalhos começaram em 2016, com a elaboração do Laudo  Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho e agora a criação das CIPA’s nas unidades que ainda não possuíam”.

De acordo com o Engenheiro Tiago Luiz da Silva, o trabalho da CIPA em cada unidade será de prevenção: “As escolas terão que medir riscos, saber quais os caminhos para prevenir acidentes. A missão é auxiliar a empresa e os trabalhadores para que não sofram transtornos relacionados  à segurança do trabalho. É fazer com que o trabalhador trabalhe e volte para casa com segurança”.

Ainda de acordo com Jovani, os próximos passos serão a  reunião de posse e a elaboração do calendário das reuniões ordinárias.

Membros da CIPA- Varginha (MG)
Maria Luiza Lima (Presidente)
Anilzo Bertoldo Júnior (Vice-Presidente)
Fanny Fernandes Valias (Secretária)
Élcio Moreira Júnior
Lineker Dias Paiva Silveira
Luiz Antônio Pedreira Filho
Marilda Aparecida Carvalho
Rogério Galanti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *