V Intercâmbio da Liga Jovem

Cerca de 120 alunos das unidades de Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), São Paulo (SP), Vassouras (RJ) e Rio de Janeiro (RJ) estiveram reunidos de  21 a 23 de setembro em Mogi das Cruzes (SP) para a realização do  “V Intercâmbio da Liga Jovem”.

Os estudantes foram acolhidos pela Superiora Geral da Congregação, Ir. Marina Andrade e pela Coordenadora da Liga, Irmã Marília Abreu.  “Este encontro foi pensado com muito carinho para que vocês possam curtir, aprender e refletir sobre o protagonismo do jovem em nossa sociedade. É um momento de confraternização pelos dois anos de trabalho do tema ‘Juventude e Esperança: No tecer da Vida, qual o nosso lugar no mundo?’, disse Irmã Marina.

Na noite de sexta-feira (21), os estudantes participaram de dinâmicas com o objetivo de conhecerem os colegas das outras unidades. “Queremos que vocês  façam as refeições com pessoas que ainda não conhecem. É hora de trocar experiências e saber como funciona o trabalho desenvolvido em outros Colégios da Rede de Educação Santos Anjos”, explicou Ir. Marília.

No sábado (22),  todas as atividades foram registradas no “Diário de Bordo”. Os jovens se dividiram em cinco grupos. “Quando a buzina era acionada, eles já sabiam tinham que correr para as tendas, pois havia novos desafios  a serem cumpridos”. Um deles foi fazer com que pipas ganhassem o céu.  Outro, confeccionar uma colcha de retalhos. Também foram proporcionados momentos de profunda espiritualidade, como a busca por respostas pessoais durante o “deserto” e a contemplação da vida na Dança Circular.  Com músicas relacionadas ao tema, eram feitas bonitas cirandas. Tudo com um propósito: despertar a força da juventude. Um dos momentos mais aguardados era a “Festa das Cores”, quando os estudantes (todos vestidos de branco) puderam jogar pó colorido uns nos outros em grande celebração.

No domingo (22), os alunos acordaram às 5h30min, para viverem novas experiências: com velas acessas, refletiram sobre suas vidas. Em seguida foram orientados a participar de um momento de “transferência de energia”. Os desafios continuaram até ao meio-dia.

Um dos momentos mais  emocionantes foi a apresentação de um baú. Ele faz parte das relíquias e transportou objetos da França no início da história da  Congregação dos Santos Anjos no Brasil. No domingo, simbolicamente foram guardados os elementos usados no encontro (novelos, cartas, colcha de retalhos e uma imagem do anjo).  Tudo isso envolvendo os alunos e professores que despediram em lágrimas. No final, todos os estudantes ganharam uma fita com a legenda: “Juventude e Esperança”.

Em outubro, os educadores se reunirão em Vassouras (RJ) para avaliarem o encontro.