Informações e download de documentos do processo de bolsas 2018 Leia mais

Material Bernoulli chega aos alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Leia mais

 

Colégio

O Colégio dos Santos Anjos é uma das comunidades educacionais fundada pela Sociedade Franco Brasileira. É dirigido pelas Religiosas da Congregação dos Santos Anjos, que teve origem na França, como resposta às indagações de sua Fundadora – Madre Maria São Miguel – que se preocupava com a ignorância intelectual e moral da juventude de sua época.

As primeiras Irmãs francesas vieram para o Brasil em 22 de maio de 1893, instalando-se no Rio de Janeiro. Em Varginha, no ano de 1915, o então vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo – Padre Leônidas João Ferreira – já lutava para conseguir escolas dirigidas por religiosas, por isso procurava várias congregações. Entrando em negociações com as Irmãs dos Santos Anjos, na pessoa de Mère Marie Stanislas Kolmann – visitadora da Congregação no Brasil – através do Ir. Mário Cristovão, o Pe. Leônidas conseguiu uma resposta favorável das Irmãs.

Em setembro de 1922, estiveram em Varginha, Irmã Maria Candida Rangel Campos (1ª Superiora e Diretora do Colégio) e Irmã Maria Verônica Goulart Ferreira, para assumirem, em definitivo, a fundação. Em leilão público, foi arrematado o casarão da Rua do Carmo, a partir do qual erigiu-se o Colégio. Em 1923, essas mesmas Irmãs, acompanhadas de Ir. Maria Matilde Correia de Mello, voltaram, formando o grupo que iniciou a obra e a fundação dos Santos Anjos em 23 de fevereiro. O próprio vigário fez a planta do prédio do futuro Colégio e, demolido o antigo casarão, é iniciada a obra no mesmo ano, administrada pelo Pe. Leônidas, ajudado pelo tesoureiro da Paróquia, o Sr. Antônio Fortunato de Almeida.

A 1ª pedra – encerrando moedas, jornais da época e assinaturas – foi lançada solenemente, a 24 de maio de 1923, pelo Pe. Leônidas, com a assistência de grande número de pessoas. A casa foi inaugurada em novembro de 1924, com a presença do então Bispo Diocesano, Dom João de Almeida Ferrão.

O Santos Anjos foi o primeiro Colégio de Religiosas a funcionar em Varginha. O prédio, construído com todos os cuidados e ajuda financeira da população varginhense, foi reconstruído em 1954, devido ao estado precário de suas instalações, lançando-se a pedra fundamental do novo Colégio, a 02 de janeiro do mesmo ano.

De 1992 a 1996 realizou-se a reforma geral das instalações e a construção do Ginásio Poliesportivo que foi inaugurado em agosto de 1993. Em 1999, 2000, 2001 e 2002, novamente foi reformado a fim de atender às necessidades pedagógicas e a demanda escolar. Assim, foram entregues à comunidade varginhense o Complexo Educacional Recreativo “Irmã Maria Noemi de Castro”, com uma piscina térmica semi-olímpica, novas salas de aula para a Educação Infantil, Artes, Dança, Brinquedoteca e modernos laboratórios de Ciências Físicas, Químicas e

Biológicas, renovada a área coberta e criada a área azul, com amplas e novas salas para atender o Pré-vestibular, curso noturno disponibilizado à população.

Em 2003 entregou à população o Parque Infantil, projetado e construído dentro das especificações do Conselho Internacional de Parques – IAAPA. De 1925 a 1999, o Colégio dos Santos Anjos ofereceu o Curso Normal de Formação de Professores (Magistério), disponibilizando ao mercado profissional, aproximadamente 1.690 professores. Tendo também formado Auxiliares de Enfermagem e Técnicas em Secretariado.

Nesses 88 anos de existência, o Colégio dos Santos Anjos experimentou notável surto de desenvolvimento. Mas, nos anos mais recentes, a evolução foi ainda maior, como conseqüência das novidades tecnológicas e adaptações necessárias dos novos tempos.

Hoje contamos com amplas salas de aula, anfiteatro, salas de vídeo, pátios, complexo esportivo e de recreação que além da piscina conta com um ginásio poliesportivo, quadras abertas de vôlei, futsal, peteca, basquete e handebol, áreas para tênis de mesa, xadrez, dama e pebolim; sala multimídia, sala multidisciplinar (arte, brinquedoteca, dança e coral), Laboratórios de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, além de Laboratório de Informática, equipados com o que há de mais moderno e funcional no mercado.

Tendo como missão o “servir e amar”, como assim definia sua fundadora: “Nossa vocação é a dos Anjos, prepostos à guarda dos jovens corações”, o Colégio dos Santos Anjos vem prestando excelentes serviços sócio-educacionais e culturais à cidade de Varginha, desenvolvendo suas atividades através de Programas de Amparo à Saúde, ao Idoso, ao Trabalhador, à Família e às Obras ou Projetos Sociais existentes (que atendam principalmente pessoas portadoras de deficiência ou em risco de vida, como é o caso da FUVAE, entidade voltada à educação de crianças portadoras de necessidades especiais e do Projeto “VIDA VIVA” que ampara doentes de câncer; como a ABRAÇO – Associação que atende dependentes de drogas; o LEVANTA-TE E ANDA, que ampara pessoas carentes e o Lar São Vicente de Paulo – que atende os idosos da cidade e região). Através ainda, de Programas que promovam a qualificação profissional, a integração ao trabalho, a ética e a cidadania.

O Colégio também destina ações à estabelecimento congênere (Projeto Escola-Irmã) – a Escola Municipal São José – para complementar as atividades sócio-educacionais do Estado e do município, sempre procurando atender todas as pessoas carentes que buscam sua assistência .

É parceiro, ainda, de projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social e pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de patrocinador e incentivador de novos artistas e eventos que promovam a cultura do município.

Atento às finalidades estatutárias e aos preceitos da educação católica deferiu gratuidades nas anuidades escolares aos alunos cuja situação sócio-econômica justificou a concessão, atingindo a média anual de 618 beneficiados.

O Colégio dos Santos Anjos, pautado em princípios cristãos, assumiu o desafio de promover uma educação que encaminhe os jovens para a construção e participação de uma sociedade transformadora, justa e humana, de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e da importância dos valores que norteiam a boa convivência. Por isso vem se firmando como uma das entidades de reconhecido valor sócio-educacional.

Confira algumas fotos do nosso Colégio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *